São 3 áreas metodológicas/operacionais: 1- Acolher; 2- Comunicar e 3- Incluir, voltadas para a ampliação dos recursos comunicativos do usuário, assim como para o fortalecimento de vínculos:
As atividades utilizam abordagens em grupos diversos, organizados a partir de percursos e encontros, para informações e trocas, com heterogeneidade na composição dos grupos; priorizando o diálogo e convivência em comunicação bilíngue (Português/LIBRAS); estimulando ações em rede com outros setores da cidade e região: poder público, iniciativa privada e organizações do Terceiro Setor. Com o desenvolvimento e execução das atividades esperamos contribuir para a redução de ocorrência de situações de vulnerabilidade social, a ampliação de acesso a serviços socioassistenciais e melhoria da qualidade de vida dos usuários e seus familiares.

Nossa atuação privilegia o trabalho em rede, o ambiente de convivência e a cultura bilíngue:
O Instituto Adhara executa ações de caráter continuado, permanente e planejado, que acontecem no contra turno escolar das crianças, adolescentes e jovens com deficiência auditiva e também com seus familiares, de segunda a sexta-feira das 8:00 às 17h assegurando que as atividades são oferecidas na perspectiva da especificidade, autonomia e garantia dos direitos dos usuários. Considerando a especificidade do público deficiente auditivo as atividades intergeracionais estão presentes na rotina diária do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos nas diversas faixas etárias. Atividades serão disponibilizadas aos usuários conforme o interesse, necessidade e especificidade de cada um.
