O Instituto Adhara, organização sem fins lucrativos, nasceu do desejo de promover a inclusão de crianças, adolescentes e jovens surdos na sociedade – e em seu núcleo familiar, de maneira autônoma e emancipada.
Assim, como agente de transformação, desde 2009 vem desenvolvendo atividades que visam contribuir com a formação integral dos surdos, ampliar a comunicação e a convivência com seus familiares, bem como oferecer apoio na qualificação de pais e funcionários em ferramentas que proporcionem a melhoria da qualidade de vida às pessoas surdas.
Em sua primeira sede, em um casarão também instalado em Cotia, foram dados os primeiros passos no desenvolvimento de dinâmicas que proporcionassem a evolução das capacidades e habilidades físicas fundamentais para o bem-estar e valorização da autoestima destas crianças, adolescentes e jovens surdos. E então, para oferecer instalações mais confortáveis, o Adhara se instalou na atual sede e ampliou as atividades oferecidas para integração do público atendido. Parcerias firmadas com a Prefeitura de Cotia, com o Itaú Social, com o CONDECA – Conselho Estadual dos Direitos da Criança e Adolescente, entre outros, colocaram o Instituto Adhara mais próximo do seu sonho de ser referência nacional na construção de uma rede de oportunidades que possibilite o consistente desenvolvimento humano e social de pessoas surdas.
Atualmente, o Instituto Adhara atende 65 crianças, adolescentes, jovens e suas famílias.
Contribuir para a formação integral e inclusão do surdo, ampliando o desenvolvimento da comunicação com sua família e a sociedade.
Ser referência na elaboração e aplicação de metodologia alternativa para inclusão e empoderamento do surdo na sociedade, infiuenciando no âmbito público e privado, especialmente nas suas políticas de direitos.
• Alegria • Humanidade
• Diversidade • Respeito
• Relacionamentos abertos e honestos
• Fazer acontecer
ADHARA é o nome de uma das estrelas mais brilhantes do universo. Inspirando e aproximando todas as pessoas que compartilham o nosso compromisso de trazer mais luz, mais vida e mais humanidade às pessoas, Adhara empresta seu nome ao Instituto – criando verdadeiras conexões a todos os que interagem conosco.
2004 a 2009
Um trabalho realizado com 30 crianças surdas, entre 8 e 14 anos, alunos da Escola Especial para Crianças Surdas Rio Branco (EECS), atual Centro de Estudos para Surdos Rio Branco, Cotia – SP, possibilitou determinar as necessidades e particularidades das vidas de crianças surdas e seus familiares.
2009 dezembro
Fundação do Instituto Adhara
Nasce o Projeto Aprender a Ouvir – um lugar de inclusão, informação e convivência
2011
Espaço de inclusão, informação e convivência, passou a atender famílias de crianças, adolescentes e jovens surdos entre 2 e 21 anos, frequentadores de escolas públicas, particulares ou inclusivas.
2013
Nova sede do Instituto, ampliando as atividades oferecidas para integração do público atendido.
Reconhecimento por meio das inscrições nos Conselhos Municipais da Assistência Social e dos Direitos da Criança e do Adolescente de Cotia.
2014
Assinatura do Termo de Parceria com Prefeitura de Cotia – Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para crianças e adolescentes com surdez, de 6 a 15 anos.
Contemplado também no Edital do Itaú Social.
2014
Ampliação da parceria com a Prefeitura de Cotia passando a atender também os familiares de 18 a 59 anos.
Parceria com CONDECA – Conselho Estadual dos Direitos da Criança e Adolescente.
A dedicação e seriedade do Instituto Adhara é publicamente
reconhecida, o que o deixa apto a firmar parcerias públicas e privadas,
com todas as certificações e inscrições exigidas por lei.